Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Contato

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social

Programa de Extensão Plataforma de Emergência

O Programa de Extensão Plataforma de Emergência é idealizado e realizado pelo Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica - CMAHO em parceria com professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ). Iniciou-se em março de 2015, com o objetivo principal contribuir ativamente para a construção do conhecimento de forma democrática e horizontal estreitando os vínculos entre o CMAHO, as universidades e a sociedade.

O programa reúne pesquisadores de diferentes núcleos universitários e áreas de conhecimento que considerem a arte como um campo atravessado por processos de trabalho experimentais, transdisciplinares a interinstitucionais. Para além de pessoas ligadas à universidade, suas atividades são destinadas à toda população da cidade do Rio de Janeiro.

 

Sua missão é criar as condições e os ambientes necessários à construção de uma plataforma que possibilite a emergência de outros métodos, saberes e práticas. Para isso o programa se divide em:

DESLOCAMENTOS
Deslocamento de disciplinas de graduação e de pós-graduação para o espaço do CMAHO com vagas limitadas para ouvintes inscritos pelo Plataforma de Emergência, além dos inscritos pelas universidades. As aulas têm duração máxima de quatro meses e são emitidos certificados para os participantes com frequência mínima de 75%.

OFICINAS
Cursos práticos e teóricos com carga horária mínima de 30 horas, destinados ao público em geral. Serão emitidos certificados para os participantes com frequência mínima de 75%.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Seminários temáticos, encontros, debates, lançamentos de livros, defesas de tese, pequenas exposições, mostras, apresentações e outras intervenções relacionadas com as atividades do programa e das universidades. Abertas ao público em geral e realizadas no CMAHO.