Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Contato

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social

Centro Cultural celebra o mês da consciência negra e recebe exposição Fotógrafes Negres.

Coletivo de mesmo nome realiza abertura no próximo sábado, 02.11.


Iniciado a partir de uma residência que busca elaborar metodologias de criação coletiva a partir de duas perspectivas centrais: fotografia e negritude, em novembro de 2019, mês da Consciência Negra, o Coletivo Negres Fotógrafes vai realizar uma exposição nas galerias do Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (RJ) como prática de andamento dos trabalhos. “O objetivo maior é partir desse processo dar passos maiores rumo à 2020, quando pretendemos abrir uma convocatória para fotógrafos e fotógrafas negras em âmbito nacional para uma exposição”


Em outras palavras, é um processo que começa e visa culminar em uma nova exposição, dialogando com outros artistas, compondo a exposição “IMAGINÁRIA – Corporeidades Negras”.

“Invocamos o lastro histórico que a posição do corpo negro ocupou tanto em sua representação, dado mais óbvio de se observar, quanto em sua própria produção. Dessa maneira, indagamos à história, aos espaços de poder, às instituições, ao dito homem branco que as ocupam – que arte é essa que querem de nós? Já que esse lugar histórico ainda busca imobilizar as insurgências sufocando-nos de muitas formas” Data: 02 de novembro Horário: 12h Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica Endereço: Rua Luís de Camões - 68