Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica completa 23 anos Com um mês inteiro de programação.

Com programação que inclui exposições, seminários, feiras livres e shows, espaço público localizado no centro da cidade celebra 23 anos em setembro e apresenta programação completa para todos os sábados do mês.


Em setembro o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica completa 23 anos em atividades desde a abertura. Para celebrar o marco, o espaço oferece uma programação completa para os quatro sábados do mês. Shows, abertura de exposições, feiras livres, seminários e até a distribuição de um bolo de 2,30 metros são algumas das atividades já confirmadas para os quatro dias.

Fundado em 1996, o espaço recebeu até 2009 o acervo de Hélio Oiticica (1937 - 1980), em convênio com o Projeto HO. O prédio histórico se destaca por também abrigar a primeira intervenção permanente do artista Richard Serra realizada na América Latina e inaugurada na ocasião da exposição Rio Rounds. Ao longo dos anos, exibiu mostras de artistas brasileiros e estrangeiros, expoentes da arte contemporânea, como Mira Schendel, Iole de Freitas, Sonia Andrade, Lygia Pape, Antonio Manuel, Daniel Buren, Luciano Fabro, Tehching Hshieh, entre outros.

“Como um espaço que tem o compromisso em democratizar as experiências artísticas a partir de um diálogo amplo com a sociedade, a proposta da programação é promover atividades que possam dialogar tanto com o público habitual do espaço, quanto com a população do entorno, como moradores, trabalhadores e outros, propondo um centro cultural cada vez mais vivo” diz Alice Alfinito, diretora do centro cultural.

E se a proposta é diversificar, as atividades vêm para confirmar as expectativas. No primeiro sábado, 07.09, o destaque vai para Guga Ferraz, artista em projeção no cenário nacional e que inaugura a exposição Gabinete de Soluções. Para o segundo e terceiro sábado do mês, 14.09 e 21.09, os destaques são a sessão de Abertura Mostra do Filme Marginal e o lançamento dos editais de programação e residência artística para 2020. E para encerrar a programação, o último sábado do mês começa com a intervenção de poetas periféricos Slam Negritude, dessa vez em formato de intervenção poética, segue com a feira aberta Junta Local e o show de Jeza da Pedra.

Confira a programação completa:

07.09 > Abertura da Exposição Gabinete de Soluções, do artista Guga Ferraz;

> Bazar e oficina de customização de roupas, organização Projeto Gira e Fashion Revolution;

> Apresentação da cena “Pretofagia” na exposição do artista Yhuri Cruz;

> Abertura do projeto Instalação Sonora Pública, de Carlos Gabriel;

14.09

> Encerramento das Residências Artística Descarregue-se, um corpo clínico-artístico composto por artistas e profissionais de psicologia que desejam criar práticas de cuidado;

> Sessão de Abertura Mostra do Filme Marginal;

21.09

> Lançamento dos editais AGAÓ 2020 e Programa Labirinto;

> Reinauguração da Residência Banca Carrocinha;

> Sessão Cine Cluba

> Interlocuções – Plataforma de Emergência – Martha Alkimin convida Leila Danziger;

28.09 > Visita mediada com todos os artistas em exposição Guga Ferraz, Luiz Baltar, Denilson Baniwa, Laura Burroco, Paulo Vinícius e Vitória Cribb;

> Encerramento da Exposição Pretofagia, do artista Yhuri Cruz com última apresentação da cena de mesmo nome;

> Seminário Cidade Ocupada, com Guga Ferraz;

> Bolo de aniversário com 2 metros e 30 centímetros, um oferecimento Mandala Residência Gastronômica;

> Feira Junta Local;

> Show de encerramento com DJ, Intervenção Poética com Slam Negritude, Jeza da Pedra;

__________________________________________


ANIVERSÁRIO #AGAÓ23ANOS

CENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICA, RIO DE JANEIRO

07, 14, 21 e 28 de setembro de 2019 _______________________________________


CENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICA

Horário: 12h às 18h Funcionamento: Segunda a Sábado Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica Contato: (21) 2242-1012 / cmaho.cultura@gmail.com Endereço: Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro Entrada Gratuita Espaço sujeito à lotação.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Contato

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social