Exposição-cena Pretofagia apresenta O Ritual do Corpo no próximo sábado, 31.08.

Encontro promovido pela exposição-cena será ministrado pela artista Taísa Machado.


A exposição-cena PRETOFAGIA, de Yhuri Cruz, foi elaborada tendo as artes visuais e a cena como instrumentos para discutir o protagonismo do corpo preto diante de um palco colonial. Tendo a definição de cena como ação, a exposição será ativada/acionada não somente com a cena PRETOFAGIA, mas também com convidadxs que pesquisam o corpo preto em controle de sua própria narrativa.

 

O RITUAL DO CORPO: O corpo preto se ocupa e investe recursos criativos e materiais para desenvolver ritos e rituais em louvação aos Orixás, Caboclos e Eguns. A proposta do encontro é expandir e incorporar esta mesma lógica e criar rituais coletivos e individuais que exaltem a divindade do corpo do participante usando elementos já conhecidos da fé de raiz preta como a dança, a música, a moda, a gastronomia, a memória, a experimentação e o mistério. Diante do cenário de guerra que cerca o cotidiano dos corpos pretos, quem se mantém vivo ganha status de divindade e merece ser louvado.

Criada entre a Pavuna e São João de Meriti na BXD, Taísa Machado, 30 anos, é uma artista de muitas linguagens, atriz, dançarina, escritora, apaixonada por praia e baile funk vive de codificar no corpo o que a periferia produz em termos de arte e cultura.

Sábado, às 16hrs

Galeria 8 (terceiro andar) Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Contato

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social