Gira + Fashion Revolution abrem aniversário do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

O projeto que a cada edição convida as pessoas a abrirem seus armários para dar espaço à novas energias e histórias, mergulha na obra de Hélio Oiticica.


A próxima edição do Projeto GIRA acontece no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica durante o Ciclo de Abertura do mês, em que celebra seus 23 anos de existência, como um espaço libertário de fomentação e pesquisa da arte contemporânea.

A cada edição, o Projeto GIRA convida as pessoas a abrirem seus armários para dar espaço à novas energias e histórias. Através da circulação e venda de peças usadas, queremos gerar uma reflexão acerca dos acúmulos que carregamos e o destino que pretendemos dar à eles, trazendo questionamentos sobre o que, por que e como consumimos/descartamos e quais impactos isso tem sobre nossa vida e a do planeta.

Desta vez, mergulhando na obra do artista carioca Hélio Oiticica, queremos inspirar o público à pensar sobre os aspectos culturais e subjetivos do “Vestir-se”.

Em um mundo assombrado por crises econômicas e ambientais, globalizado, hiperconectado, líquido e engolido pela pós-verdade, vestir-se de si mesmo torna-se um ato de resistência. Vestir é ocupar os territórios do corpo, do imaginário, do tempo e do espaço, e assim como os “Parangolés” de Hélio Oiticica, nossas roupas ocupam espaços que são ressignificados a cada novo dono, novas histórias e novos lugares. Além da programação do GIRA, estará acontecendo a Abertura - Gabinete de Soluções :: Guga Ferraz :: No #AgaÓ. E lembrando que nossa programação também faz parte do Circuito Tiradentes Cultural: Liberdade de Expressão e Hélio Oiticica. Muitos motivos para você vir passar esse sábado de liberdade e criatividade com a gente!

PROGRAMAÇÃO

13h - 19h | QUAL É O PARANGOLÉ? |

Espaço livre de troca de saberes e experimentação têxtil a partir dos conceitos de desintelectualização do fazer artístico e do reaproveitamento de materiais. Serão disponibilizados linhas, tintas, stencil, aviamentos, retalhos e peças que seriam descartadas para que o público possa interferir em peças levadas por eles, adquiridas durante o Projeto GIRA ou simplesmente criar o seu próprio “Parangolé”​. A atividade visa estimular a criatividade do público, ressignificar seu olhar sobre o descarte e incentivar o aumento da vida útil e afetividade das peças. Se você tem habilidade com práticas manuais, chega junto e vem compartilhar esse conhecimento!

15h - 20h | ANÁLISE DE COR com Isabela Amorim | A colorista pessoal Isabela Amorim estará dando uma palhinha do seu trabalho e ajudando os participantes a descobrir sua própria paleta de cores e descobrir quais harmonizam com sua beleza. Serão feitas 10 análises gratuitas, por ordem de inscrição no local do evento.

14:30h - 15:30h | ROUPAS QUE CONTAM HISTÓRIAS | Elleonora Alves + convidados

Será apresentado um breve panorama da história da indumentária no Brasil e no mundo, desde seu surgimento até os dias atuais, traçando diálogos entre suas funções práticas e simbólicas e afirmando sua importância na construção do indivíduo e da história da sociedade, refletindo sobre o futuro dessas relações em uma sociedade assombrada pela automatização e finitude de recursos naturais e humanos.

16h - 17h | CORPO.TERRITÓRIO.MEMÓRIA | Carolina Delgado + convidados

A partir da análise da existência do trabalho dos chamados garimpeiros urbanos - que coletam objetos descartados e os inserem de volta em feiras conhecidas como “Shopping chão” - os convidados irão trazer suas visões acerca do impacto que a estética provoca nas relações entre o indivíduo e o mundo. Nossos corpos, assim como nossas roupas, carregam símbolos que podem causar as mais diferentes reações e emoções. Como podemos, através da ressignificação dos conceitos de consumo e descarte, transmutar seus significados em forma de resistência e acolhimento?


__________________________________________

ANIVERSÁRIO #AGAÓ23ANOS

CENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICA, RIO DE JANEIRO

07, 14, 21 e 28 de setembro de 2019 _______________________________________

CENTRO MUNICIPAL DE ARTE HÉLIO OITICICA

Horário: 12h às 18h Funcionamento: Segunda a Sábado Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica Contato: (21) 2242-1012 / cmaho.cultura@gmail.com Endereço: Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro Entrada Gratuita Espaço sujeito à lotação.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Contato

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social