Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Contato

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social

H.O abre cursos de férias para o primeiro semestre de 2020

Oficinas e minicursos estão confirmadas a partir de 23 de janeiro


O começo de ano no H.O já tem programação completa confirmada. Abrindo a segunda turma de cursos de férias, as oficinas e minicursos chegam com diversas propostas e a expectativa é de turmas lotadas. As atividades começam a partir do dia 23.01 e não terão inscrições prévias, basta vir até o espaço no primeiro dia de aula. Confira a lista abaixo:

Colagem poética

OFICINA

Prof: Julia Aiz

Datas: Quinta e sexta-feira, 23 e 24 de janeiro de 2020 das 15h às 18h

Local: H.O - Sala de Pesquisa

A Oficina Colagem Poética, coordenada pela artista visual Julia Aiz, tem como objetivo explorar técnicas da collage como dispositivo para desenvolver o olhar e o processo criativo dos participantes. Dispondo de ferramentas práticas e teóricas, vamos pesquisar o potencial poético da colagem abordando o recorte intuitivo, avessos e vazios no papel, conceitos de forma, cor, composição, apropriação, desconstrução, ressignificação, poética e desvio. Cada encontro tem duração de aproximadamente 3h e apresenta diferentes proposições técnicas e conceituais, divididos em apresentação teórica, conversação, e criação.

d r

ENCONTRO

Prof: Jandir Jr

Data: Quinta e sexta-feira, 23 e 24 de janeiro de 2020 das 15h às 18h

Local: H.O - Sala Multiuso 3

Série de dois encontros, nos quais a tradição dos encontros de desenvolvimento de projetos em artes é retomada, ainda que as tarefas de leitura crítica dos trabalhos sejam socializadas entre seu corpo de participantes. São, portanto, encontros mais inspirados em discussões de relacionamentos do que na usual tutoria entre mestres e aprendizes. Tais reuniões propõem, por isso, momentos distintos: um em que uma pessoa apresente sua produção sem interrupções, e outro em que receba - em absoluto silêncio - as apreciações de cada pessoa presente no recinto.

** cada participante deve trazer trabalhos, portfólios e/ou projetos.

A Expressão essencial (proposta para uma dança individual)

OFICINA

Prof: Paula Aguas

Data: Quinta e sexta-feira, 23 e 24 de janeiro de 2020 das 15h às 18h

Local: H.O - Sala Multiuso 2

A proposta dessa oficina é desvendar as possibilidades corporais e emocionais de cada um disponibilizando as para um exercício de valorização da expressão individual e autêntica.

Encontrar o prazer do movimento, usar a criatividade através da manipulação de seu próprio corpo e resgatar a liberdade de expressão são algumas propostas desse encontro.

Curadoria e história das exposições

MINICURSO

Prof: Vitor Gomes e Bruna Costa.

Data: Quintas-feiras, 23 e 30 de janeiro de 2020 das 15h às 18h

Local: H.O - Auditório

O presente curso propõe apresentar um breve panorama da história das exposições de arte, valendo-se para isso de questões relacionadas às práticas curatoriais. Assim, a ideia é que em um primeiro momento (referente à primeira aula) discuta-se a respeito de conceitos importantes relacionados ao tema e estabeleça-se certa genealogia da atividade e, em seguida (na segunda aula), se aponte exemplos concretos de exposições que nos ajudem a pensar a prática na contemporaneidade.

Onde experimentar? Pós-modernidade, cidade e circuitos artísticos

MINICURSO

Prof: Thiago Fernandes

Data: Sextas-feiras, 24 e 31 de janeiro de 2020 das 15h às 18h

Local: Auditório

Mini-curso de historiografia da arte brasileira com ênfase nos experimentalismos da década de 1960 aos anos 2000. Em duas aulas, serão apresentadas discussões teóricas em torno da ideia de pós-modernidade e dos lugares da arte, considerando seus embates e diálogos com instituições e sua inserção crítica na cidade.

Aula 1: A cidade lúdica e o museu pós-moderno – anos 1960 e 1970

A partir de escritos de Frederico Morais – em particular, o artigo “Plano Piloto da Futura Cidade Lúdica” –, em diálogo com o livro “Área Experimental”, de Fernanda Lopes, será discutida a relação entre museu e experimentação durante a ditadura militar no Brasil e a abertura das instituições para aquilo que Mário Pedrosa e Frederico Morais já chamavam, pioneiramente, de arte pós-moderna. Serão enfatizadas as atividades promovidas pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, dentro e fora de sua área edificada.

Aula 2: Circuitos heterogêneos – anos 1980, 1990 e 2000

O incêndio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que interrompeu as atividades da Área Experimental em 1978, é o ponto de partida da segunda aula, que se aprofunda no contexto da década de 1980 em diante. Será discutida a consolidação da chamada “Geração 80” e o estabelecimento de iniciativas que escapam dessa designação e encontram lugar às margens do circuito tradicional de arte. A criação de espaços autônomos de exposição e a proliferação de intervenções urbanas será discutida tendo como base escritos de artistas como Newton Goto e Ericson Pires.

Arte e Autobiografia na América Latina

MINICURSO

Prof: Lucas Alberto

Data: Sábados, 25 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020 das 15h às 18h

Local: H.O - Auditório

O curso deseja pensar modos críticos de produção de si e criação de auto referência na arte contemporânea. Apostando na produção autobiográfica de artistas latino-americanos como campo de crítica a uma noção colonizada de identidade em seu modelo institucional hegemônico, exploraremos o autobiográfico na arte de maneira a evidenciar sua potência subversiva à grande narrativa, instaurando meios capilarizados, fragmentados, apropriados e ficcionais de apresentação e partilha da história de si com os outros. Apontando para uma crise da identidade que mobiliza na cultura um campo de construções narrativas plurais entre distintos sujeitos, apostaremos na autobiografia em jogo na arte contemporânea como estratégia de crítica identitária e disparadora de entrelaçamento político-subjetivo de afetos.

Oficina de Bandeiras

OFICINA

Prof: Mulambo

Data: Sábado dia 25 de janeiro de 2020, 15h às 18h

Local: H.O - Sala de Pesquisa

A partir de bandeiras de artistas e outros tipos de bandeiras não convencionais, vamos desenvolver bandeiras a partir de nossas vontades e nossas fomes. A bandeira como extensão do nosso corpo e desejo.

**cada participante precisa trazer tecido branco, tinta e pincel

Oficina de desenho misturado (INFANTIL)

OFICINA

Prof: Mulambo

Data: Sábado dia 1 de fevereiro de 2020, 15h às 18h

Local: H.O - Sala de Pesquisa

Vamos criar e desenvolver personagens a partir das nossas referências de desenhos animados e filmes que mais gostamos!

** cada participante precisa trazer folhas A4, lápis de cor e giz de cera.

Transbordando Fotografias

OFICINA

Prof: Dulce Lysyj

Data: Quinta-feira, 30 de janeiro de 2020 das 15h às 18h

Local: H.O - Sala Multiuso 3

Oficina de Intervenções analógica em fotografia impressa, utilizando a prática do bordado livre, além de recorte e colagem. Será apresentado aos participantes imagens de referências das artes visuais, com a finalidade de estímulo para desenvolvimento do seu projeto.

**cada participante precisa trazer de preferência 2 fotografias impressas de 30x20cm em papel fosco.

Da partitura à ação: quando instruir é executar

MINICURSO

Prof: Daniela Avellar

Data: Quinta e sexta-feiras, 30 e 31 de janeiro de 2020 das 15h às 18h Local: Multiuso 2

O mini-curso busca discutir a noção de partitura dentro do domínio da arte contemporânea, apresentando e praticando as chamadas partituras-acontecimento produzidas por artistas ligados ao Fluxus na década de 60. Perseguiremos a dupla ideia de instrução-realização como propulsora de uma singular produção textual e ideias de ação/performance suscitadas ao espectador e refletiremos sobre seus desdobramentos, tanto para as produções em arte, quanto suas inflexões nos automatismos do cotidiano.