O Bordado e suas diferentes narrativas ocupam o CMAHO

Projeto de Residência Artística do Coletivo BAD busca uma reapropriação da linguagem do bordado


Com uma proposta de pesquisa, criação e experimentação em diferentes linguagens têxteis, especialmente o bordado, o Coletivo BAD chegou por aqui no último dia 13.04 para ocupar por um mês uma das galerias do CMAHO com a Residência Artística Bordados e Narrativas.

A residência tem como objetivo conjugar diversas atividades de pesquisa e prática artística, convidando as e os visitantes do CMAHO durante o período para uma reapropriação da linguagem e técnica do bordado. Além da instalação na galeria do CMAHO, coletivo vai oferecer uma série de oficinas.

16/04

14h às 16h: Oficina Bordado e Narrativas 1 – Galeria 8.

Apresentando seu potencial como expressão artística em diferentes materiais e suportes traçando um panorama da trama bordada pelos mitos, literatura e artes visuais, desde obras ancestrais e anônimas dos povos até as experimentações têxteis contemporâneas, a oficina, a partir de uma orientação prática (ensino dos principais pontos e técnicas utilizados) e teórica (apresentação de tradições, gêneros e práticas em obras anônimas e de artistas importantes que se utilizam do bordado como linguagem expressiva), incentivará a produção de obras bordadas pelo público que poderão tanto compor alguma obra da residência como ser levadas pelas autoras ou autores.

30/04

14h às 16h: Oficina Bordado e Narrativas 2 – Galeria 8.

Oficina prático-teórica (ensino/aprendizagem/exercício dos principais pontos e técnicas em demonstração direta e através da apresentação de práticas e obras de referência na arte); experimentações contemporâneas (trabalho em diferentes suportes, temas e gêneros. Além disso, a oficina apresentará a pesquisa Museu das Coisas que Não São Mais, desenvolvida pela artista convidada, e proporá a produção de um trabalho coletivo.

Artista convidada: Bianca Ferreira, artista visual com ênfase em linguagens têxteis,

graduanda em Museologia pela UNIRIO e produtora do Coletivo de Arte Independente

La Kermesse.

04/05

A partir das 14h: BaD no Bar edição Lambe-Lambe – Beco das Artes/lateral externa do CMAHO.

Roda de conversa e bordado com enfoque em possibilidades de intervenção urbana. Proposta de produção de lambe-lambes bordados a serem colados no espaço externo do CMAHO.

07/05


A partir das 14h: Bordado Coletivo – Galeria 8.

O Coletivo BaD convida o público visitante a conhecer o seu processo criativo e as obras criadas durante a residência, bem como a intervir na produção numa ação performática de bordado coletivo.


11/05 12h: Cortejo performático – Lateral do CMAHO.

Ação urbana performática conjugando arte visual e dança, levando as obras a se movimentarem no espaço da rua, retomando seu lugar de fala, em diálogo com as

diferentes e diversas tradições têxteis da região.

Participação especial: Isabela Barakat

Artista, professora e pesquisadora na área de Dança do Ventre, sob um olhar

Contemporâneo. Licenciada pela Faculdade de Dança Angel Vianna (RJ).

Horário: 12h às 18h Funcionamento: segunda a sábado Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica Contato: (21) 2242-1012 / cmaho.cultura@gmail.com Endereço: Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro Classificação Etária: Livre Entrada Gratuita Espaço sujeito à lotação.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Contato

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social