Open Call! Goethe Institut Rio e #Agaó promovem uma série de atividades gratuitas.

As atividades acontecem nos próximos dias 07 e 08 de fevereiro


Editais, editais, editais. Quem quer realizar projetos culturais vai eventualmente participar de processos competitivos para garantir o financiamento de sua ideia. Em tempos de crise, percebemos, não só uma redução de oportunidades, mas também uma perda de conhecimento. Produtoras fecham, pessoas vão embora. Além disso, o setor já estava vivendo, e ainda bem, uma mudança histórica: o mundo das artes não é mais exclusivamente um lugar da classe média alta branca. Novos atores entram, mas muitos não trazem consigo, desde já, o capital cultural de gerações. É necessário democratizar o acesso a recursos.

A partir desse cenário, o Goethe-Institut e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica organizam uma série de eventos gratuitos em torno do tema. O primeiro acontece nos dias 07 e 08 de fevereiro, quando uma banca com especialistas oferecerá uma consultoria gratuita em projetos culturais.

No encontro, projetos selecionados serão apresentados e receberão feedbacks. O evento é gratuito e aberto a tod@s. Mesmo aqueles que não forem selecionados, podem assistir. Entre os consultores, estará Freo Majer, diretor artístico do programa Forecast (Berlim) - cuja chamada está aberta. O Forecast (https://forecast-platform.com) é um programa internacional de produção de projetos culturais com um cunho futurístico. Podem encaminhar projetos, aqueles que pretendam se inscrever neste ou em outros editais, ou simplesmente aqueles que tenham uma boa ideia e não saibam como começar.

Também estarão presentes Laura Lima, artista plástica e ex-mentora do Forecast; Alice Alfinito, diretora do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica; Ana Hortides, produtora executiva do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica; Robin Mallick, diretor do Goethe-Institut e ex-membro da banca do edital International Co-Production Fund; e Luciana Adão, da área de Patrocínios Culturais Incentivados do Oi Futuro.

INFORMAÇÕES SOBRE O ENCONTRO

Envio de projetos: de 30 de janeiro a 03 de fevereiro Divulgação dos selecionados: 04 de fevereiro Workshop e consultoria: 07 de fevereiro, das 15h às 20h 08 de fevereiro, das 10h às 14h Local: Centro Cultural Hélio Oiticica Endereço: Rua Luís de Camões, Praça Tiradentes, 68, Centro - Rio de Janeiro Evento gratuito e aberto ao público, independente de envio de projeto!

SOBRE O ENVIO DE PROJETOS

Os projetos devem ter até três páginas (máximo) e precisam ser enviados para 📧 programacao-rio@goethe.de 📧, até o dia 03 de fevereiro. Podem estar redigidos em português, caso o objetivo seja submetê-los apenas a editais nacionais, e devem estar elaborados em inglês, para editais internacionais.

Nos dias do evento, cada selecionado terá 10 minutos de apresentação, com a possibilidade de ter apoio de um material áudio-visual. O pitch será seguido de até 20 minutos de feedback por parte dos especialistas presentes.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Contato

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social