Residência Aberta: CMAHO recebe novo projeto de residência artística

Residência artística inicia processo no dia 20.05

ABERTA é uma residência que acontece dentro do Centro de Arte Hélio Oiticica, no centro do Rio de Janeiro, e é orientada pelas artistas Anitta Boa Vida, Bia Martins, Emilia Estrada, Pri Fiszman, Rafaele Ferreira e Sol Miranda.


Acreditamos na convivência e nos encontros como elementos disparadores de experiências e enfrentamentos, portanto a primeira proposta é trabalhar a partir dos processos de experimentação de cada artista e articular encontros possíveis e impossíveis com a comunidade local - do Saara e da Praça Tiradentes - e de outras esferas da cidade, organizando ações, oficinas, leituras, performances, sessões de filmes e debates a respeito do uso do espaço - de dentro e de fora - como ateliê e local de pesquisa e ação.


ABERTA acontece em dois momentos, o primeiro período como uma residência de seis semanas (20 de maio a 30 de junho), com uma programação pensada a partir dos trabalhos de colaboradores, e um segundo período como uma escola aberta construída coletivamente e prevista para o segundo semestre de 2019.


Datas de eventos durante a residência

25/05​ Sábado // Abertura

08/06​ Sábado // Evento

29/06​ Sábado // Encerramento


Evento de Abertura

25/05 // Sábado

15h às 20h

Programação

CINECLUBA - Racha na Tela // 15h Sessão com o filme “Vaga Carne” de Grace Passô e Ricardo Alves Jr., “Bup” de Dandara de Morais e “Maldição Tropical” de Luisa Marques + debate com convidadas.


CHURRASQUIN MODERNIN, Pri Fiszman e Cosme Rodriguez // 17h ação-preparo de churrasquinho sobre maquetes de arquitetura moderna, Pri Fiszman e Cosme Rodriguez.


SAPAGODE // 18h música na rua (aguardando confirmação)


Não compre arte, compre cerveja // Bar Aberta com venda revertida para a residência


QUEIMADA, Bia Martins // 18h ação-ritual de preparo de bebida e leitura coletiva de texto-conjuro


FAIXA, Anitta Boa Vida // 15h Instalação com faixas


REVESTIMENTO, Emilia Estrada // Apresentação dos rascunhos e formas feitas a partir dos monumentos da Praça Tiradentes

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Contato

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social