Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Contato

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram ícone social

Residência Artística Vocábulo apresenta: Experiência de leitura II: Psicologia Preta.

Idealizada por Yhuri Cruz, residência artística promove evento no próximo dia 20.07.


Lê-se com o corpo, lê-se com o movimento, lê-se com a voz ou no silêncio, lê-se com as cores ou no escuro. Mas lemos a nós mesmos e aos nossos. No entanto, como nos ler se o ponto de partida nos foi pré-determinado? A 'Experiência de leitura II: Psicologia preta', que faz parte da residência Vocábulo idealizada pelo artista visual Yhuri Cruz, contará com uma roda de conversa sobre Psicologia Preta e qual seu papel no fortalecimento da subjetividade das populações pretas afetadas pelo racismo, através da escuta, do pensamento, da fala e da arte, pois segundo Nobles “Nossa tarefa é curar toda a raça.”

A Psicologia Preta entende a importância de saber, conhecer e compreender a história original dos povos africanos, o que foi o processo de colonização e escravização, como se dá a vivência diaspórica desses povos e como o racismo atua na subjetividade da população preta.

Conhecer a subjetividade dos povos originários passa por conhecer sua oralidade, para entender o pensamento, é necessário entender a palavra, o vocábulo. O que é dito foi pensado e influencia novos pensamentos.

Gleicy Souza, psicóloga clínica, palestrante e pesquisadora das relações étnico-raciais.

CMAHO

Horário: 12h às 18h

Funcionamento: Segunda a Sábado

Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica

Contato: (21) 2242-1012 / cmaho.cultura@gmail.com

Endereço: Rua Luis de Camões 68, Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

Entrada Gratuita

Espaço sujeito à lotação.